A publicação que teve a colaboração de pesquisadores do Brasil, Peru, Colômbia e Bolívia será lançada no dia 23 de setembro (quarta-feira, 16h), nas redes sociais da CPT Nacional e do Fospa

Será publicado na próxima quarta-feira (23/09) o Atlas de Conflitos Socioterritoriais Pan-Amazônico.

A obra organizada pela Articulação das CPTs da Amazônia, marca a atuação do Brasil, Peru, Colômbia e Bolívia no mapeamento dos conflitos que afetam as comunidades amazônicas rurais em seus territórios.

A iniciativa surgiu no Fórum Social Pan-Amazonico que ocorreu no Peru em 2017 e tem como objetivo ser uma ferramenta de denúncia da violência causada pela ocupação predatória da região por grileiros, agronegócio, mineração e grandes projetos econômicos. 

O Atlas apresenta dados de uma área que cobre 86% de toda a Pan Amazônia e traz descrição detalhada de casos que marcaram violências e violações vivenciadas por comunidades e povos da região, entre os anos de 2017 e 2018.

A publicação conjuga dados que possam ajudar na identificação e análise das violências no campo na Amazônia e outros países.

Evento de lançamento
O lançamento da publicação será feito ao vivo durante o IX Fórum Social Panamazônico 2020 no dia 23 de setembro, com transmissão nas redes sociais da Comissão Pastoral da Terra (CPTNacional).

Os dados foram sistematizados pela CPT da Amazônia, juntamente do Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Terra e Território na Amazônia, pela professora doutora da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Maria José Santos, e equipe da CPT Regional do Amapá.

Durante o processo de organização e construção do Atlas, participaram instituições como Asociación Minga e Universidad de La Amazonia da Colômbia, Instituto del Bien Común do Peru e a Federación Nacional de Mujeres Campesinas Bartolina Sisa da Bolívia.

Acompanhe ao vivo a transmissão do evento de lançamento clicando nos canais abaixo: 

Facebook.com/CPTNacional
Facebook.com/FospaOficial
Canal Youtube da CPT

Confira o horário de lançamento de acordo com o País:
14h – Colômbia, Peru e Equador
15h – Bolívia, Venezuela e Guiana
16h – Brasil, Suriname e Guiana Francesa