O projeto Taturana conta com uma plataforma online que possui um catálogo vasto de produções independentes e majoritariamente nacionais.

Os objetivos do projeto é ampliar a difusão de obras audiovisuais a partir de redes culturais, engajar pessoas e instituições em causas e conteúdos relevantes abordados pelas obras.

Além disso, a iniciativa procura formar público para a cultura audiovisual, democratizar o acesso ao cinema brasileiro e ocupar espaços públicos e de interesse público com atividades socioculturais ligadas à área de cinema/audiovisual.

Idealizado por Carol Misorelli e Lívia Almendary, o Taturana usa da tecnologia para que as produções sejam difundidas através de circuitos em centros culturais, cineclubes, escolas, organizações sociais, pontos de cultura, universidades, coletivos, entre outros.

O projeto conta com parceiros que são responsáveis por organizar essas exibições em suas cidades pelo Brasil, que são chamados de Embaixadores.

Como participar
Para ser um embaixador, é preciso apenas realizar cadastro no site taturanamobi.com.br e informar dados pessoais, como sua área de atuação e as temáticas em que trabalha.

O catálogo de filmes disponíveis é majoritariamente de filmes nacionais e independentes, que possuem grande valor social, como o filme “Sementes: Mulheres Pretas no Poder”, de Júlia Mariano e Éthel Oliveira.

O documentário narra o levante político de candidaturas de mulheres pretas no Brasil, influenciado pelo assassinato da vereadora Marielle Franco em 2018.

Ainda há filmes como “Chega de Fiu Fiu” e “As Mil Mulheres”, que tratam de temáticas feministas. Além disso, consta no catálogo filmes como “Espero tua (Re)Volta”, que acompanha protestos estudantis que ocorreram no Brasil de 2013 à 2018.

Acesse o acervo em taturanamobi.com.br