Publicação digital reúne resultados de pesquisas defendidas como trabalhos finais de Curso, que se destacaram pela criatividade e inovação;

O Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas (PCULT) apresenta novo volume de publicação digital com resultados das principais pesquisas, que foram defendidas como trabalhos finais pelos acadêmicos formados pelo curso.

O livro Pesquisa em Estudos Culturais e Políticas Públicas na Amazônia – volume 2 reúne artigos que sintetizam resultados de alguns dos principais projetos de pesquisa executados pelos acadêmicos, ao longo da formação, nas duas linhas de pesquisa do Curso: Cultura, Identidade e Linguagem e Cultura, Diferença e Políticas Públicas.

“O volume 2 do livro amplia a apresentação das pesquisas realizadas por novas turmas formadas pelo Curso e atende ao objetivo de divulgar a produção do conhecimento produzido, principalmente, junto aos espaços e aos sujeitos e sujeitas que contribuíram com as investigações dos pesquisadores vinculados ao nosso grupo de pesquisa”, explica o coordenador do PCULT e um dos organizadores da obra, Prof Dr Antonio Sardinha.

A publicação está disponível na Biblioteca digital do Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas: 

Pesquisa em Estudos Culturais e Políticas Públicas na Amazônia – VOLUME 2

Sobre o livro
A obra reúne pesquisas caracterizadas por um percurso interdisciplinar e está dividida em duas partes: 1) Políticas Públicas e Direitos Humanos em Territórios Periféricos; 2) Cultura e Dinâmica Sociopolítica (entre) lugares

Na primeira parte (Políticas Públicas e Direitos Humanos em Territórios Periféricos), estão resultados de pesquisa que observam a interface entre o campo de estudos em políticas públicas da área de educação, saúde e direitos humanos voltadas a segmentos e grupos que habitam territórios culturalmente situados.

Na segunda parte (Cultura e Dinâmica Sociopolítica (entre) lugares), estão reunidos resultados de pesquisa que abordam a interface entre o campo cultural e processos políticos envolvendo indígenas e quilombolas. Além disso, destacam-se estudos sobre literatura e fronteira e sobre processos midiáticos e educacionais, em contextos de disputas por sentidos em esferas públicas e sociais locais.  

Grupo de Pesquisa
Os pesquisadores que colaboram com o livro são todos integrantes do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap), criado para apoiar as investigações desenvolvidas no Curso de Especialização e fomentar a cooperação científica entre redes de pesquisa, a partir da Amazônia. Também participam da publicação pesquisadores do novo curso de Mestrado recentemente aprovado pela Capes – o Mestrado Profissional Interdisciplinar de Estudos de Cultura e Política.

Mais informações:

Email –pospcult@gmail.com