A obra é uma iniciativa do Ministério Público do Amapá e do Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas da Unifap

O livro Diálogos entre Movimentos Sociais, Ministério Público e Universidade: a experiência de construção de uma agenda de atuação em políticas públicas e direitos humanos na Amazônia é fruto de uma parceria entre o Ministério Público do Estado do Amapá e o Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas da Universidade Federal do Amapá.

O livro, editado pela Editora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), foi organizado pela assistente social do Ministério Público do Amapá, Alzira Nogueira, pelo procurador de Justiça do Ministério Público do Amapá e professor da Unifap, Nicolau Crispino, e pelo professor Antonio Sardinha, do Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas da Unifap.

Acesse a publicação gratuitamente aqui!

O livro foi pensado para divulgar os principais resultados do I Encontro do Ministério Público do Estado do Amapá com os Movimentos Sociais, realizado em novembro de 2018, em Macapá.

O evento contou com a participação de servidores do Ministério Público Estadual (MPE), integrantes de organizações e movimentos sociais e pesquisadores vinculados às instituições de ensino superior na proposta de discutir estratégias e uma agenda de diálogo entre o MPE e a sociedade local na defesa e promoção de direitos humanos. 

Sobre a publicação

O livro  Diálogos entre Movimentos Sociais, Ministério Público e Universidade: a experiência de construção de uma agenda de atuação em políticas públicas e direitos humanos na Amazônia é organizado a partir dos seis eixos de discussão do  I Encontro do Ministério Público do Estado do Amapá com os Movimentos Sociais:

Eixo I – A defesa do meio ambiente, o poder econômico e questões agrárias;

Eixo II – Acesso à justiça e sistema de segurança pública;

Eixo III – Sistema de garantia de direitos da criança e juventude;

Eixo IV – Gênero, diversidade e enfrentamento do racismo;

Eixo V – Participação, controle social e exercício da cidadania;

Eixo VI – Questões urbanas e políticas sociais.

No livro, cada eixo vem acompanhado de artigos assinados por pesquisadores e especialistas da área, que contextualizam questões centrais de cada um dos seis temas. Além disso, cada eixo contém propostas apresentadas, discutidas e aprovadas nos grupos de trabalho, realizados durante o evento.

Segundo os organizadores, a expectativa é que o material provoque e mobilize outros atores e instituições, na tentativa de aprofundar questões e agendas pautadas nessa primeira experiência coletiva de debate e reflexão sobre políticas públicas e direitos humanos na Amazônia.