Programa de pós-graduação foi estruturado, a partir da Especialização em Estudos Culturais e Políticas Publicas, ofertado pela Escola de Formação do Observatório

Foi publicada nesta quarta-feira, 07, os resultados do primeiro conjunto da Avaliação de Cursos Novos (APCN) pela Capes.

A Unifap teve aprovada a proposta de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Estudos de Cultura e Política. O programa de mestrado foi construído a partir da experiência de pesquisa e formação realizada no Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas (PCULT), ofertado desde 2017.

“A proposta de mestrado aprovada consolida um projeto iniciado bem antes, na verdade, há quase dez anos na Unifap, com formação na área de gênero e direitos humanos, que depois culmina na construção do PCULT (Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas), do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/UNIFAP) e do Observatório da Democracia e Direitos Humanos”, explica o Prof Dr Antonio Sardinha, idealizador e coordenador da proposta de mestrado aprovada.

Para o professor, a aprovação do Mestrado se traduz em um esforço coletivo marcado pela construção de redes de pesquisa e cooperação no Brasil e no exterior.

Na recomendação da Capes pela aprovação do curso, está a referência de que a proposta é importante para Região Norte, sendo o primeiro programa da área interdisciplinar no Estado do Amapá.  

Sobre o Programa de Mestrado
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:
Estudos Interdisciplinares em Cultura na Amazônia 
Modalidade: Mestrado Profissional

Descrição: O programa dedica-se ao estudo das práticas e processos socioculturais no contexto da região Amazônica, em sua interação com os contextos locais e globais; especialmente a dimensão simbólica que permeia a constituição de práticas e processos inerentes a fenômenos sociais característicos da região.

A proposta é observar a constituição e interfaces entre processos sociais que envolvem a produção, circulação e reconhecimento de sentidos, conhecimentos e saberes na perspectiva de produzir tecnologias sociais e inovação a partir da compreensão da ação sociopolítica e cultural de sujeitos, grupos organizados e instituições políticas.

LINHAS DE PESQUISA 

Práticas, produtos e processos culturais:
Compreende a investigação de fenômenos sociais perpassados pelos processos de constituição de sentidos na ação político-cultural de sujeitos, grupos e movimentos sociais, no âmbito da sociedade civil, a partir da apropriação, planejamento, formulação e/ou produção de dispositivos e artefatos tecnológicos e comunicacionais, da arte e da literatura nas suas mais diversas linguagens, gêneros e formatos em um contexto de produção, circulação e reconhecimento de sentidos, de saberes e conhecimentos tradicionais, pedagógicos, científicos e inovação tecnológica.

Linha de Pesquisa 
Cultura política, deliberação pública e organizações sociais:
Compreende a investigação de processos sociais permeados pela ação político-cultural de sujeitos, grupos e movimentos sociais na produção/afirmação das identidades e na busca por reconhecimento e direitos, com ênfase na investigação, planejamento de metodologias e/ou projetos de intervenção relacionados a processos de produção da diferença como dinamizadores da organização política e deliberação pública em esferas públicas, instituições políticas e demais espaços sociais comunitários e tradicionais.

Aguardar no site institucional da Unifap novas informações sobre o curso.