O livro conta com investigadores brasileiros e estrangeiros, com destaque para cooperação com universidades da região da Amazônia Caribenha
Pesquisadores do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap), vinculado ao Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas, em conjunto com pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cidade (Citicom-UFMT) apresentam o livro Estudos de Cultura: Abordagens e perspectivas.
Os organizadores são os professores Dr Antonio Sardinha, Dr David Júnior de Souza Silva, da Unifap, e Dr Yuji Gushiken (UFMT), com publicação pela Editora da Universidade Federal do Amapá.
A obra contou com a participação de pesquisadores brasileiros de universidades das regiões Norte, Centro-oeste e Nordeste, além de pesquisadores estrangeiros da Guiana, Guiana Francesa, Suriname e de duas universidades europeias – Universidade Livre de Amsterdã e University of Twente Enschede, Países Baixos.
A obra resulta da cooperação iniciada em 2018 entre o Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas da Unifap e o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
“ O que procuramos com esta publicação foi conectar perspectivas, abordagens, preocupações e visões de mundo que permeiam as investigações no campo de estudos de cultura. O processo de curadoria do livro acentua dois caminhos: a formação e consolidação de parcerias com pesquisadores em universidades brasileiras e a ampliação de possibilidades de cooperação e investigação com pesquisadores da Amazônia Caribenha”, destacam os organizadores da obra.
A obra contou com avaliação de um comitê ad hoc convidado exclusivamente para avaliar a produção dos autores. Foram 19 pesquisadores de 13 instituições de ensino superior, todos doutores e com experiência de pesquisa, para a avaliação das contribuições enviadas pelos colaboradores do livro. Essa decisão permitiu um trabalho marcado pela produção coletiva capaz de tornar o próprio processo de concepção, produção e editoração do livro uma experiência de aprendizagem.
Cooperação e internacionalização
A publicação resulta de um esforço de cooperação entre pesquisadores situados em distintos territórios: Amazônia, Cerrado, Pantanal, sertões e a Amazônia Caribenha, na América do Sul.
“Vemos aqui um mapa das margens ou das franjas do amplo território brasileiro e sul-americano (amazônico-sertanejo-pantaneiro-cerradeiro), investido do poder de perguntar o que sabemos de nós mesmos e o que estamos fazendo para, simplesmente, saber, por meio das práticas e processos de pesquisa e, assim, por meio dos textos aqui publicados, ensejar algumas faíscas na produção de conhecimento sobre o que é o que pode ser o amplo campo da cultura”, afirmam os organizadores.