A equipe do Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas integrou em março de 2021 o grupo de trabalho formado pela Secretaria de Estado da Saúde do Amapá para elaboração do plano operativo de saúde integral da população LGBT. 

O plano é umas das metas do Plano Estadual de Políticas Públicas para População LGBT do Amapá, que também foi construído, a partir da consultoria do Observatório e publicado em 2020 pelo Conselho Estadual de Direitos da População LGBT. 

A resolução 07/2020 que aprova o Plano Estadual de Políticas Públicas para População LGBT do Amapá está disponível AQUI

“No grupo de trabalho, vamos apresentar a metodologia e assessorar os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde na elaboração do plano estadual que permita organizar a rede de atendimento e os serviços de saúde que atendam as demandas da população LGBT”, explica o pesquisador do Observatório, Antonio Sardinha. 

A iniciativa de elaborar plano para implementar ações de saúde para a população LGBT atende a diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral da População LGBT

Aprovação do Plano em Macapá

Em 2020, pesquisadores do Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas apresentaram proposta de plano operativo municipal de saúde integral da população LGBT no município de Macapá. 

O plano foi elaborado por meio de assessoria prestada ao Comitê Técnico Municipal de Saúde da População LGBT e publicado por meio da portaria nº 579 de 2020, pela então secretária  secretária municipal de saúde de Macapá, Gisela Cezimbra.