Ilustração: Carlo Giambarresi. 

Reportagem: Arthur Corrêa

O livro apresenta artigos que retratam as principais problemáticas causadas pela quarentena na conjuntura política e social do mundo

Ao total de 26 autores renomados no Brasil e no mundo, lançaram em 3 de maio de 2020 o e-book Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depoisO livro, organizado por Anjuli Tostes e Hugo Melo Filho, traz uma coleção de artigos elaborados que debatem as percepções sobre o momento atual da pandemia, e opiniões sobre a pós quarentena, apresentando reflexões sobre os efeitos deste momento nos campos da política, economia, direitos humanos e sociologia.

A China anunciou em 31 de dezembro de 2019 um novo surto viral na cidade de Wuhan, inicialmente a Covid-19, doença causada pelo depois conhecido coronavírus, foi considerado um problema local, “coisa de chinês que toma sopa de morcego”.

No entanto, a rapidez com que o vírus se espalhou, chegou a instalar uma crise a nível mundial. Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou urgência para a pandemia de Covid-19. Decretado o isolamento social como maior forma de prevenção ao contágio, países fecham fronteiras, e a cada dia que passa, o mundo vive uma crise econômica e mortal semelhante à peste negra, gripe espanhola, varíola, e outras que deixaram milhões de mortos ao redor do mundo em diferentes épocas.

“Em isolamento, as pessoas refletem sobre tudo o que está ocorrendo e procuram antever o que virá. Milhares de lives são gravadas todo dia, sobre todos os assuntos. Pensadores de renome manifestam suas opiniões, em jornais, revistas e blogs.  Imediatamente nos ocorreu a ideia de organizar um livro com artigos de pensadores brasileiros e estrangeiros, com percepções sobre o momento que atravessamos e opiniões sobre o pós-pandemia. Em suma, uma fotografia desse período importante de reflexões sobre o mundo, a vida e a sociedade.”, segundo trecho apresentado na introdução do livro.

Os artigos presentes no e-book foram feitos em sua maioria exclusivamente para essa edição, trazendo autores já conhecidos nacionalmente pela política e economia, como Ciro Gomes, Anjuli Tostes, Boaventura de Sousa Santos e Flávio Dino. Outros textos foram já anteriormente publicados no Brasil e no exterior, como no caso dos autores Tarso Genro, Joseph Stiglitz e Jeffrey Sachs.

Faça download gratuitamente do livro aqui.