Cena do documentário  

Reportagem: Vinícius Trindade

Colorindo: Heteronormatividade na Cultura Escolar do Amapá (2018) é o nome dado ao documentário com depoimentos de estudantes lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, além de profissionais da educação

O documentário retrata a realidade de preconceito e estigmatização vivida pelos estudantes em decorrência da discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, em escolas do Amapá, no período de 1998 a 2018.

Dirigido pelo professor de história Josean Ricardo, foi fruto da sua dissertação de mestrado em ensino de história pela UNIFAP, intitulada “Heteronormatividade e Estigmatização na Cultura Escolar do Amapá”.

O professor Josean afirma que a ideia para criação do documentário surgiu ao longo do processo de pesquisa de campo de sua dissertação.

Nas entrevistas, percebeu a possibilidade de construir um projeto audiovisual, por revelar de maneira mais fiel os depoimentos e mostrar as emoções presentes nas falas e expressões.

A produção do documentário começou em janeiro de 2017 e terminou em julho de 2018. Nos 12 primeiros meses, foram realizadas entrevistas prévias e criação do roteiro. 

As gravações iniciaram em janeiro de 2018 e foram até maio do mesmo ano. A primeira versão ficou pronta em julho, passando pela banca avaliadora da dissertação de mestrado, defendido no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História, da Unifap.

Uma versão editada e reduzida foi produzida para divulgação. A versão está disponível no canal do Youtube do Professor Josean e você pode assistir abaixo:

O professor concedeu uma entrevista ao Observatório TV, revelando detalhes sobre o processo de produção, dificuldades e a finalidade do documentário.

Confira: