O Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis – SINDSEP / AP foi pioneiro no investimento em uma comunicação sindical — Foto: Nielton Trindade
Reportagem: Vinícius Trindade
O canal de comunicação é mantido pelo SINDSEP e integra uma estrutura de comunicação sindical referência no estado
Há alguns anos os sindicatos pelo país vem passando por mudanças radicais devido a modernização de diversos processos, principalmente os de comunicação.
O sindicato que não se comunica de maneira eficaz não consegue lutar efetivamente pelos direitos da classe trabalhadora. De acordo com o jornalista Clomar Porto em seu artigo Para que sindicato? Por que comunicação?, “…no mundo atual, não é possível pensar em um sindicalismo combativo sem que haja investimento em comunicação estratégica.”
Nesse caso, é importante que o sindicato se preocupe com a imagem e a importância da luta por direitos trabalhistas na opinião pública.
No Amapá, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis – SINDSEP / AP foi pioneiro no investimento em uma comunicação sindical efetiva. A webrádio do Sindicato é referência para o Amapá e se destaca como canal de comunicação entre os sindicatos do país.
Já em 1990, foi criada uma secretaria de comunicação, mas de acordo com a secretária de comunicação, Maria Uchôa, a diretoria coletiva do sindicato ainda não tinha percebido importância da comunicação para luta sindical.
O desafio foi convencer que a comunicação era algo realmente necessário e urgente em tempos de evolução da tecnologia.
Após esse processo, o sindicato investiu nessa área, montando uma estrutura composta por uma sala exclusiva para a secretaria de comunicação. O setor de comunicação do sindicato mantém atualmente uma tv web, uma rádio web, produz um jornal impresso com tiragem de 4000 exemplares, além de gerir as redes sociais.
A secretária responsável ressalta a importância da autonomia no conteúdo gerado. “Temos liberdade de realizar o nosso trabalho sem ninguém pra dizer o que pode e não pode ser publicado”, afirma Maria Uchôa.
As plataformas de comunicação do SINDSEP AMAPÁ além de comunicar com os sindicalizados e promover a conscientização popular da importância do sindicato e suas ações, apoia movimentos sociais, centrais sindicais, escolas e outros sindicatos que não possuem uma estrutura de comunicação.
A rádio web do sindicato, chegou até a se tornar a rádio oficial do 13º Fórum Social Mundial, realizado entre os dias 13 e 17 de março em Salvador.
Para ter acesso a esse conteúdo, basta entrar no site.
Penso que temos que avancar cada vez mais em comunicação, é preciso conquistarmos as rádio FM’ s, AM’s e até TVs abertas, se conquistarmo isso, aí sim teremos uma mídia social e democrática.