A ação é uma iniciativa da Escola de Formação em Direitos Humanos e Políticas Públicas, a ESCOLA DH, vinculada ao Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas da Unifap
Pesquisadores do Observatório, integrantes do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq), participam de ações de formação e pesquisa com mulheres pescadoras no Rio Grande no Norte – localizadas em municípios do estado do Rio Grande do Norte: Macau, Muriú, Galinhos, Maxaranguape.
As ações de extensão envolvem formação em direitos humanos e gênero e formulação de projetos para captação de recursos voltados a garantir sustentabilidade das atividades produtivas em associações de pescadores.
Na pesquisa, o objetivo é compreender a relação do feminismo com a agenda ambiental e com os processos de produção pesqueira, protagonizado por mulheres.
A atuação dos pesquisadores envolve ação de cooperação entre o Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas da Universidade Federal do Amapá e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
São colaboradores nas ações de extensão e pesquisa a Profa Dra Francisca de Paula de Oliveira (UFRN), Profa Dra Silvia Carla Marques (Unifap) e Prof Dr Antonio Sardinha (Unifap).