Reprodução: Cartilha do SUS.
Reportagem: Kris Freitas
A cartilha tem como objetivo explicar a população a importância de defender o Sistema Único de Saúde e como ele está presente na vida dos brasileiros.
A cartilha “De quem e o SUS?” foi elaborada por um grupo de profissionais da medicina com vasta experiência no Sistema Único de Saúde. A cartilha aborda a história do SUS e da saúde pública no Brasil, e também mostra e diferencia o funcionamento do sistema nas esferas federal, estadual e municipal.
A cartilha foi ilustrada pelo professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luiz Oswaldo Carneiro.
O intuito é dialogar com a população sobre a importância de defender a saúde pública e universal, e mostrar como o Sistema Único de Saúde se faz presente na vida dos brasileiros.
É importante enfatizar que cerca de 75% da população brasileira depende do SUS, e com a pandemia de covid-19, as pessoas estão redescobrindo a importância de ter um sistema de saúde que possa abranger a todos, mesmo com as suas dificuldades.
O Brasil é o único país acima de 200 milhões de habitantes que conta com serviço de saúde gratuito de forma universal.
A Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD), responsável pela cartilha, foi fundada em outubro de 2019. É um coletivo de mais de cem profissionais da medicina que lutam pelo fortalecimento da categoria em defesa da democracia, e pelo exercício da medicina em condições dignas.
Eles desenvolvem ações partindo do ponto da defesa do estado democrático de direito, direitos humanos e a defesa do sistema público de saúde.