Universidade Federal do Amapá – Foto: Thales Lima
Pesquisadores do Observatório elaboram proposta de novo curso com previsão de oferta em 2021 para o Campus de Santana.
O projeto pedagógico (PPC) do curso de Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas está em análise pelo Conselho Universitário da Unifap (CONSU). A proposta foi elaborada por pesquisadores do Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas e pelo Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas, a partir das ações de extensão e pesquisa com organizações públicas e movimentos sociais.
“Todas as demandas que eram trazidas pelos movimentos sociais e gestores públicos para enfrentar o problema da violação de direitos humanos e da garantia da promoção dos direitos humanos passava pela necessidade de formulação e gestão eficientes de políticas públicas”, explica Antônio Sardinha, pesquisador do Observatório e presidente do comitê de elaboração do PPC do Curso de Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas. .
As políticas públicas são atividades que envolvem toda ação do estado sobre o diagnóstico, planejamento, execução e avaliação que dizem respeito a promoção do desenvolvimento e bem-estar da população como por exemplo, ações nas áreas de educação, saúde, habitação, transporte, saneamento básico, direitos humanos, meio-ambiente e emprego.
Estado do Amapá
Em 2015, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maior atividade econômica do estado do Amapá era o setor público, com participação de 43,7% do Produto Interno Bruto (PIB), ultrapassando os setores de agricultura, comércio e indústria.
A proposta do Curso de Bacharelado é atender a demanda de formação de servidores que já atuam na administração pública, além de preparar novos quadros para a atuação no campo profissional de gestão de políticas públicas.
“O Estado do Amapá tem demanda reprimida em formação e qualificação para formular, implementar e avaliar políticas públicas. Em um contexto cada vez mais exigente que envolve redução dos gastos públicos, aumento da demanda por serviços públicos, o desafio é qualificar a gestão como estratégia para aumentar a eficácia da cobertura do Estado em políticas essenciais”, explica o pesquisador do Observatório.
“A formação e produção de conhecimento no campo das políticas públicas, por meio do ensino universitário nessa área, é uma iniciativa estratégica e inovadora na Unifap” – Antonio Sardinha
Sobre o curso
O curso de bacharelado em Gestão de Políticas Públicas pretende abrir 50 vagas . A forma de ingresso será pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e pelo Sistema de Seleção Unificado (SISU).
O curso presencial terá estrutura curricular interdisciplinar que possibilita formação ampla do gestor de políticas públicas. “O profissional será formado para atuar não só em organizações públicas, mas também em organizações não-governamentais, movimentos sociais e empresas que demandam assessoria em planejamento, execução e avaliação de políticas públicas”, explica Antonio Sardinha.