Lançamento aconteceu durante mesa de debate sobre gênero e direitos humanos na Amazônia
Pesquisadores da Universidade Federal do Amapá lançam oficialmente na terça, 16 de outubro de 2018, às 16h, o Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas.
O espaço tem como objetivo reunir pesquisas, práticas de ensino e extensão na área de democracia, direitos humanos e políticas públicas.
“A importância dessa iniciativa está, principalmente, na capacidade de articulação de temáticas, metodologias e expertises para pesquisa em Ciências Humanas que se propõem a pensar sobre democracia no Brasil e no Mundo, direitos humanos e implementação e avaliação de políticas públicas”, explica a Profa Dra Camila Risso.
O lançamento acontece na abertura da mesa de debate Gênero, Representações Sociais e Direitos Humanos na Amazônia, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, na Universidade Estadual do Amapá (UEAP).
A mesa de debate é coordenadora por professores e integrantes do Observatório e tem como proposta discutir as especificidades do debate sobre gênero no contexto de desigualdade na região amazônica.
Sobre o Observatório
O Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas reúne professores pesquisadores que atuam na produção de conhecimento, em atividades de ensino e extensão ligada a uma agenda envolvendo direitos, participação e políticas públicas.
Os professores que integram a comissão executiva do Observatório são Ana Cristina Maués, Camila Risso, Eliane Cabral, Patricia Rocha Chaves, Cássia Hack, Antonio Sardinha e Paula Bastone.
“A articulação entre os pesquisadores apenas consolida uma agenda de trabalho conjunta que já envolve professores das mais diversas áreas de conhecimento com o objetivo de promover o debate, a produção de saberes, a troca de experiências e a mobilização da comunidade universitária e da sociedade em geral em torno do direito político à participação, da defesa da democracia e dos direitos humanos”, explica Antonio Sardinha.
A proposta do Observatório é agregar outros pesquisadores e grupos de pesquisa na construção de uma rede regional voltada ao monitoramento e formação no campo de estudos envolvendo políticas públicas, democracia e direitos humanos.