Pesquisa será financiada pelo Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), por meio da Fundação de Pesquisa do Estado do Amapá (FAPEAP)

Pesquisadores do Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas tiveram projeto de pesquisa aprovado  em Chamada Pública FAPEAP/Decit/SCTIE/MS/SESA-AP/CNPq Nº 003/2020.

A chamada selecionou projetos que serão financiados no âmbito do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS) no Amapá. 

O projeto selecionado com financiamento integral conta com pesquisadores do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap), vinculado ao Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas e ao Observatório.

Além disso, o projeto terá a participação de pesquisadores da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP). 

A proposta da pesquisa aprovada tem como objetivo compreender a natureza e impactos da violência de gênero em territórios ribeirinhos e rurais do Amapá, com destaque para assentamentos e áreas quilombolas. 

“Nosso desafio é contribuir com a produção de protocolos  e metodologias para qualificar as políticas públicas para as mulheres na atenção à problemática da violência de gênero, nas especificidades culturais das comunidades ribeirinhas e rurais, ainda invisíveis para o Estado no contexto da Amazônia”, explica o professor Antonio Sardinha. 

A investigação deve durar dois anos e os resultados devem ser socializados em formação da Rede de Atendimento à Mulher (RAM) e dos profissionais do Sistema Único de Saúde. 

Os pesquisadores vinculados ao projeto são:

– Universidade Federal do Amapá (Unifap)
Antonio Carlos Sardinha; Ana Cristina de Paula Maués Soares; Ariely Nunes Ferreira de Almeida; Carla Isadora Canto; Conceição Cordeiro; Lana Patrícia de Matos dos Santos; Nelma Nunes da Silva; Patrícia Rocha Chaves; 

Universidade do Estado do Amapá (UEAP)
Dilnéia Rochana Tavares do Couto; Marina Lemes Landeiro; Marineide Pereira de Almeida; Raimunda Kelly Silva Gomes;

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)
Fátima Sueli Oliveira dos Santos