Reprodução: Twitter 

Reportagem: Kris Freitas

Em entrevista ao Observatório, o jornalista paranaense Caio Budel, co-criador da proposta, conta que uma das motivações foi criar engajamento dentro da comunidade LGBTQI+ e facilitar o acesso a informações

Desde o dia 1 de junho, o perfil chamado m0na bot (@m0nabot), começou a operar no twitter com o intuito de monitorar projetos de lei que entram em tramitação nas assembleias legislativas de todos os estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal, relacionados à comunidade LGBTQIA+ (lésbicas, gays, travestis e transexuais, queers, intersexuais, assexuais e outras identidades e orientações sexuais).

A ideia foi desenvolvida pelo jornalista Caio Budel e seu namorado, o publicitário Pierre Michel. Para que o bot pudesse ganhar vida eles contaram com a ajuda do programador Sandro Motyl.

“A ideia pro M0na surgiu de um anseio meu e do meu namorado, Pierre, que também é do time criador, de fazer algum projeto que agregasse para a comunidade LGBTQIA+. Um dia, discutindo sobre como a comunidade é pouco engajada politicamente no Brasil, surgiu a ideia de um bot que compilasse projeto de lei da causa em tramitação para facilitar, justamente, que mais pessoas da comunidade criassem o interesse em acompanhar estas iniciativas”, explica o jornalista.

Na última contagem, no dia 10 de junho, haviam 33 projetos de lei em tramitação nas Assembleias Legislativas de todo o país. Todas as informações são retiradas dos portais das casas legislativas.

O bot, que tem origem da palavra inglesa robot, funciona escaneando os sites das assembleias e criando uma prévia de publicação. Caio e Pierre checam as informações e se estiver tudo correto a publicação é liberada no twitter. O bot também consegue checar se há alguma alteração nas leis já existentes.

Ao ser questionado sobre a importância desse projeto, Caio afirma: “É de suma importância facilitar o acesso a essas informações. Elas já estão disponíveis para consulta de qualquer um que queria ver, mas por ser um processo um pouco mais burocrático, as pessoas da comunidade não desenvolvem o interesse em procurar os projetos, ver o que está sendo votado. E o M0na veio para tentar solucionar isso.”

O perfil no twitter está atualmente com mais de 4 mil seguidores, e também possui uma página no instagram, ambos podem ser acompanhados pelo @m0nabot.